Colômbia pede enviado especial da ONU para crise imigratória venezuelana

A Colômbia vai pedir que a ONU designe um enviado especial para coordenar a ajuda humanitária para centenas de milhares de imigrantes venezuelanos que têm fugido para os países vizinhos, afirmou nesta sexta-feira o novo chanceler do país, Carlos Holmes Trujillo.

Mais de um milhão de pessoas chegou na Colômbia vinda da Venezuela desde o último ano, tentando escapar da crise econômica e política no país do ditador Nicolás Maduro.

No Brasil, a estimativa do governo brasileiro é que  500 venezuelanos cruzem a fronteira de Roraima por dia.

Na quarta-feira (8), o governo do Equador decretou estado de emergência em três províncias do país devido à entrada de mais de 10 mil venezuelanos desde o início deste mês pela fronteira com a Colômbia.

"Vamos insistir no fortalecimento de um fundo emergencial humanitário e vamos propor a criação de um enviado especial da ONU que possa coordenar as ações multilaterais que são necessárias por causa da crise humanitária que estamos vivendo", afirmou o ministro.

Na quarta, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, anunciou uma ajuda adicional de US$ 9 milhões (R$ 35 milhões) para a Colômbia, após visitar a cidade de Cúcuta, na fronteira. 

 

Source link

« Previous article Veja onde assistir e o que você precisa saber sobre os torneios europeus
Next article » Após tratamento, Gilberto Gil diz que enfrenta a velhice como todos