Clima de desconfiança faz até generais deixarem celulares de fora nas reuniões

O clima de desconfiança no Palácio do Planalto diante da crise envolvendo a demissão do ex-ministro Gustavo Bebianno chegou a tal ponto que auxiliares de Jair Bolsonaro passaram a deixar os telefones celulares fora das salas quando se reúnem para tratar do assunto.

SILÊNCIO 

Numa das reuniões, na Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni, até mesmo os generais Augusto Heleno, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), e Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, tiveram que depositar seus aparelhos em uma espécie de bonbonnière.

EM CASA 

Uma das versões para a queda de Bebianno é a de que Bolsonaro se sentiu traído porque ele agendou um encontro com Paulo Tonet, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo. Não seria a primeira vez, no entanto, que o executivo esteve com ministros do núcleo duro do governo.

EM CASA 2 

Desde janeiro, Tonet já se reuniu com os generais Augusto Heleno e Santos Cruz e também com Onyx Lorenzoni. O encontro com Bebianno acabou cancelado.

PAGO PARA VER 

Bolsonaro foi taxativo ao ser confrontado com a possibilidade, discutida numa reunião, de a crise dificultar a aprovação de mudanças da Previdência: se quiserem acabar com a reforma por causa de Bebianno, que acabem, chegou a dizer.

EU ACUSO 

Num momento de maior raiva, o presidente chegou a mostrar o dedo em riste.

EU AVISO 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi um dos primeiros a dizer que a reforma ficaria comprometida.

EU BUSCO 

Bebianno vai processar as pessoas que espalharam o número do celular dele pelo WhatsApp. Uma delas é o militante Thiago Rocha. O ministro diz que vai atrás de um por um, “dentro da lei”.

EU MILITO 

Thiago Rocha afirma que “na verdade, eu recebi isso [o número de telefone] e repassei, como muitos fizeram”. Ele diz que é publicitário mas que largou tudo para ser ativista político. “Não estou trabalhando. Parei a minha vida para isso [militar]”.

 

LINHAS RETAS

Marisa Ota é a curadora da 35ª edição da feira Paralela Design; o evento vai reunir lançamentos de mais de 50 designers nacionais e será realizado desta terça (19) até a quinta (21), na Oca, no parque Ibirapuera

RETA FINAL 

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) julga na próxima quinta (21) os embargos de José Dirceu a uma das condenações dele na Lava Jato. A confirmação da sentença aumenta o risco de que o petista seja preso antes do fim de março.

ALÍVIO 

O maestro João Carlos Martins acordou da cirurgia que fez na segunda (18), na mão esquerda, aliviado. “Depois de 17 anos de dores, não senti nada”, diz.

ALÍVIO 2 

“Foi uma grande alegria depois de uma grande tristeza”, afirma. No domingo (17), ele se despediu definitivamente do piano. Por causa da cirurgia, não vai mais poder tocar o instrumento.

DIA DE FESTA

A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, a apresentadora Val Marchiori, a pianista Juliana D’Agostini e a modelo Gianne Albertoni estiveram no aniversário do promoter Helinho Calfat, na sexta (15), em SP. 

PERMANÊNCIA 

As exceções à fixação do teto de captação de recursos da Lei Rouanet serão mantidas no projeto de reconfiguração da norma que deverá ser apresentado Bolsonaro. Nele, o valor máximo de captação cairá de R$ 60 milhões para R$ 10 milhões.

EXCEÇÃO 

Projetos de planos anuais e plurianuais de atividades, ações ligadas ao patrimônio histórico, à preservação de exposições organizadas com acervos museológicos e à construção e implantação de equipamentos culturais poderão captar mais do que o montante estabelecido.

ALÔ 

A Claro foi penalizada pelo governo de SP com a suspensão do direito de participar de licitações por três meses. 

RESPONDE! 

Segundo o executivo estadual, a empresa deixou de prestar serviços de telefonia durante 17 dias em fevereiro de 2016, desobedecendo contrato firmado por meio de pregão eletrônico com a Secretaria de Segurança Pública. A empresa diz que não comenta processos em andamento.

FOLIA 

As atrizes Paolla Oliveira e Lucy Ramos, a apresentadora Rafa Brites e os youtubers Camila Coutinho e Leo Picon estarão no desfile do Bloco da Favorita, em São Paulo, no sábado (23). O cordão carnavalesco foi idealizado pela promoter Carol Sampaio.

NOITE ARTÍSTICA

O presidente da BB Seguros, Fernando Barbosa, e o embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni, foram ao coquetel de abertura da exposição de Paul Klee no Centro Cultural Banco do Brasil de SP, na semana passada. A diretora do Zentrum Paul Klee, Nina Zimmer, também compareceu.

CURTO-CIRCUITO

O artista Frederico Filippi abre nesta terça (19) a mostra “Cobra Criada”, na Galeria Athena, no Rio.

A peça “Casa de Bonecas - Parte 2”, protagonizada por Marília Gabriela, fica em cartaz até o dia 28/3, no Teatro Faap, às quartas e quintas. 

com BRUNA NACIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Justiça permite Anac executar pedido de devolução de aviões da Avianca
Next article » Uso de maconha por jovens aumenta risco de tentativa de suicídio