Christopher Plummer caça nazista em filme de Atom Egoyan

​FILME

Colapso da memória

Em trama que relaciona perdas de memória histórica e cerebral, Christopher Plummer é o ancião que foge de asilo para, seguindo instruções de amigo judeu (Martin Landau), caçar nazista que vive com identidade clandestina nos EUA de hoje. A peregrinação do vingador octogenário, cuja família teria sido exterminada em Auschwitz, é uma luta meio inverossímil contra o progressivo colapso mental que o impediria de punir o genocida. Mas o final reserva uma surpresa que absolve o filme do canadense (de origem armênia) Egoyan.

Memórias Secretas. Direção: Atom Egoyan. Produção: Serendipity Point Films (2015). Na Netflix

 

 

LIVRO

Repetição infinita

Revolucionário socialista, Blanqui escreveu esse fascinante tratado sobre os astros na prisão, logo após a Comuna de Paris (1871), levando intérpretes a buscarem uma alegoria político-cosmológica em sua teoria da repetição infinita dos mundos. A edição traz preciosos ensaios em que o filósofo Jacques Rancière e os teóricos de literatura Lisa Block de Behar e Márcio Seligmann-Silva aprofundam as conexões com Nietzsche, Benjamin ou Borges desse texto que parte da análise espectral da composição dos astros para fazer uma enigmática meditação sobre caminhos celestes que se bifurcam.

A Eternidade Conforme os Astros. Autor: Auguste Blanqui. Tradução: Maria Paula Gurgel Ribeiro. Editora: Iluminuras (2018, R$ 44, 136 págs.)

 

DISCO

Harmonia utópica

Gravado ao vivo com orquestra formada por refugiados e novos imigrantes de São Paulo, o disco mescla composições do diretor musical Carlinhos Antunes e parceiros com temas tradicionais de África, América ou Oriente Médio. Instrumentos de diferentes tradições criam uma utópica harmonia sonora para mitigar o trauma mundial dos exilados.

Orquestra Mundana Refugi. Artista: Orquestra Mundana. Gravadora: Selo Sesc (2018, R$ 20)

Source link

« Previous article Honda e Toyota vão mudar a cara dos seus campeões de venda no Brasil
Next article » Candidato à presidência do Sporting quer Roberto Carlos como dirigente