'Central do Brasil' tem sessão com Fernanda Montenegro na Mostra; confira outras dicas do dia

No ano em que completa 20 anos, "Central do Brasil" será exibido na 42ª Mostra, nesta terça (30), com a presença de Fernanda Montenegro. A sessão também será acompanhada pelo diretor Walter Salles e Vinicius de Oliveira, intérprete do menininho Josué, hoje com 33 anos.

No longa, considerado um marco no cinema nacional e vencedor do Urso de Ouro em 1998, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.

Outra efeméride comemorada na Mostra é o bicentenário de Karl Marx. Para isso, o evento exibe “Programação Marx Reloaded”, que conta com quatro curtas, como “Caros Mohr - Lembranças Pessoais de Karl Marx” (1973) e “Um Jovem Chamado Engels” (1970).

Na terça, há também a exibição do documentário com a ex-presidente Dilma Rousseff que relembra, junto a outras companheiras, os dias que passou encarcerada durante a ditadura militar. 

Vencedor do Leão de Ouro, em Veneza, por “Pieta” (2012), Kim Ki-duk apresenta na Mostra “Humano, Espaço, Tempo e Humano”. Exibido no início de ano no Festival de Berlim, o longa trata de temas polêmicos como canibalismo, luta por sobrevivência e estupro coletivo.

Outra opção, para quem busca por algo mais leve, é o drama adolescente “Bia 2.0”, produção brasileira com atores como Ghilherme Lobo (“Hoje eu Quero Voltar Sozinho”) no elenco. O filme acompanha uma jovem que tenta retomar a vida após uma desilusão amorosa e decide entrar para uma trupe de palhaços que fazem trabalho voluntário. Lá, ela se apaixona por um estudante de medicina.

 

Bia 2.0
Uma jovem de 18 anos tenta retomar a vida após uma desilusão amorosa. Ela decide entrar para uma trupe de palhaços amadores que fazem trabalho voluntário e se apaixona por um estudante de cinema.
Espaço Itaú - Frei Caneca 4, às 14h

​Central do Brasil
Nos 20 anos da obra de Walter Salles, a Mostra exibe o filme que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1998. No longa, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.
Espaço Itaú - Augusta 1, às 21h

​Humano, Espaço, Tempo e Humano
Nos 20 anos da obra de Walter Salles, a Mostra exibe o filme que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 1998. No longa, uma senhora que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação central, do Rio, conhece um menino à procura dos pais. Juntos, eles partem para uma viagem pelo interior do Nordeste.
Sesc Belenzinho, às 19h

​Programa Marx Reloaded
Serão exibidos curtas como 'Marx Reloaded' (2011), de Jason Barker, 'Caro Mohr - Lembranças Pessoais de Karl Marx por Paul Lafargue' (1973), de Bruno Bottge e Jorg Hermann, 'Um Jovem Chamado Engels' (1970), de Katja Georgi, e 'Um Dia na Sepultura de Karl Marx' (19833).
IMS Paulista, às 14h

​Torre das Donzelas
Após 40 anos, o filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex- companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, e remonta, como um exercício os dias no cárcere durante a ditadura militar.
Espaço Itaú - Frei Caneca 5, às 15h50

Source link

« Previous article Bolsonaro planeja trocar Argentina por Chile e preocupa país vizinho
Next article » Em carta, Guardia defenderá teto e reforma da Previdência de Temer