Caso de 'vaca louca' é detectado em fazenda da Escócia

Um caso de encefalopatia espongiforme bovina, mais conhecida como "doença da vaca louca", foi detectado em uma fazenda em Aberdeenshire, no noroeste da Escócia, anunciou o governo escocês na quinta-feira (18).

Enquanto aguardavam os resultados das análises, medidas de isolamento foram tomadas, acrescentaram as autoridades, afirmando que o caso foi detectado durante um controle de rotina e não havia entrado na cadeia alimentar.

"Embora seja cedo demais para determinar a origem deste caso, sua descoberta mostra que nosso sistema de vigilância funciona bem", disse a chefe de serviços veterinários da Escócia, Sheila Voas, segundo a agência britânica PA.

Casos esporádicos de BSE aparecem no Reino Unido, uma doença que no final dos anos 1990 causou uma grave crise de saúde que levou ao abate de milhões de animais.

A BSE surgiu no Reino Unido nos anos 1980 e espalhou-se por muitos países da Europa e de todo o mundo devido ao uso de farinhas animais contaminadas.

Suspeito de causar uma nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD) em humanos, o "mal da vaca louca" gerou grande preocupação entre os consumidores e fez com que a venda de carne diminuísse.

A extensão exata da epidemia entre humanos permanece desconhecida. O número de casos da nova variante da DCJ diminuiu desde 2000, quando a epidemia de "vaca louca" já estava sob controle.

De outubro de 1996 a julho de 2012, 176 pessoas foram diagnosticadas no Reino Unido, todas as quais morreram.

Somente em junho deste ano, a China voltou a importar carne bovina britânica. 

O país também proibiu a importações de carne bovina dos Estados Unidos durante 13 anos por conta da doença. O comércio de carnes entre os países só voltou em 2017.

Source link

« Previous article Com delegação menor, Brasil encerra Jogos da Juventude com 13 medalhas
Next article » Renata Sorrah começa a gravar cenas de 'Segundo Sol' como mãe com distúrbios de Laureta