Carrefour e Gastromotiva criam laboratório de receitas antidesperdício

Um laboratório de receitas de pratos com o aproveitamento total dos ingredientes, a ser implantado no Rio, ainda este ano, é o resultado de um novo projeto da Gastromotiva, iniciativa de gastronomia social do chef curitibano David Hertz, que tem apoio da organização Food for Soul, do chef italiano Massimo Bottura.  

O laboratório terá como objetivo produzir receitas desperdício zero, com o uso de cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras para o preparo de bolos, geléias, molhos e conservas.

A Fundação Carrefour, instituição internacional responsável pelos investimentos sociais do grupo empresarial, anunciou nesta segunda (9) o investimento de 320 mil euros (R$ 1,454 milhão) para os projetos da parceria. 

O laboratório funcionará junto ao restaurante escola no prédio que a Gastromotiva tem no Rio de Janeiro. No local, além da capacitação de jovens e adultos em gastronomia, são oferecidos jantares gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade, desde 2016.

Há dois anos, o restaurante Refettorio foi aberto, na época dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A ideia era aproveitar o momento de visibilidade planetária para lançar o projeto de integração social através da gastronomia. As refeições eram criadas por chefs famosos como Alain Ducasse, Claude e seu filho Thomas Troisgros e Massimo Bottura, usando comida excedente de restaurantes da Vila Olímpica e produtos perecíveis doados pelo Carrefour. 

Com o final da Olimpíada, a Gastromotiva se dedicou com mais ênfase a um programa de capacitação culinária e de empreendedorismo, com um centro de treinamento permanente de preparos, com cursos de comércio de alimentos e cattering. 

NOVO LABORATÓRIO

Até o final de 2018, cinco receitas elaboradas no novo laboratório serão selecionadas para fazer parte de uma nova linha de produtos com a marca Gastromotiva, a ser comercializada nos supermercados Carrefour. A linha vai destacar o uso integral dos alimentos, baixos teores de açúcar, sódio e gordura e alto valor nutricional. 

O Carrefour dará suporte técnico para o desenvolvimento da produção propriamente dita e também vai auxiliar na confecção de um plano de negócios e gestão da nova linha. Com a comercialização, a Gastromotiva terá fonte de renda. 

O montante será usado para viabilizar o laboratório e a divulgação das receitas desperdício zero por meio de videos. Serão produzidos 20 vídeos educativos para mídias digitais sobre desperdício de alimentos e uso integral de ingredientes, segundo a diretora da Fundação Carrefour, Sophie Fourchy. 

A verba destinada pelo Carrefour servirá também para manter a escola de gastronomia, que formou 270 alunos nos últimos três anos, e os jantares gratuitos oferecidos no restaurante do projeto. Ali, a previsão da empresa é fechar este ano contabilizando 54 mil refeições gratuitas, com o aproveitamento de 41 toneladas de alimentos que seriam desperdiçadas.

Para anunciar o investimento, a diretora da Fundação esteve no Brasil. Segundo ela, a empresa segue apoiando dois outros restaurantes, um aberto em março em Paris, na França, e outro a ser aberto em Nápoles, Itália, ainda este ano, ambos alinhados no combate ao desperdício por meio da inclusão social.

 "O grupo acredita que o varejo é um agente de transformação e conscientização sobre a importância de alimentos saudáveis ​​e sem desperdício. Fazer parte de projetos sociais que unem educação o incentivo para consumir alimentos de qualidade é o futuro que vemos para um relacionamento sustentável da cadeia produtiva", diz Sophie Fourchy. 

A Fundação Carrefour foi criada em 2000 e se dedica ao combate à exclusão social, com programas de apoio alimentar e humanitário nos países onde atua e se abastece. No ano passado, foram destinados 6,75 milhões de euros (R$ 30,4 milhões), a 74 projetos financiados em 9 cidades. No período, o Carrefour entregou 164 milhões de refeições para populações carentes, segundo a diretora.

"As ações da Fundação usam a comida como meio de combater a pobreza e a exclusão social, com coleta e doação de alimentos, programas de educação e treinamento, campanhas de conscientização ou projetos inovadores. Por isso, é natural apoiar a Gastromotiva, que fornece um serviço gratuito para as populações socialmente vulneráveis, preparadas por renomados chefs e estudantes da Gastromotiva, com alimentos excedentes doados", diz. 

Source link

« Previous article "Sou a favor porque não altera nada", diz novo ministro sobre reforma trabalhista
Next article » Justiça do Rio suspende cobrança extra na previdência estadual