Bostrom alerta para o possível apocalipse da inteligência artificial

Nick Bostrom, filósofo e professor na Universidade de Oxford, afirmou recentemente que a inteligência artificial representa um perigo bem maior e mais imediato para a humanidade.

"As alterações climáticas não são a maior mudança a que vamos assistir este século. O resultado deste fenómeno dificilmente será positivo, mas se os desenvolvimentos a que estamos a assistir no sector da IA derem mau resultado, as consequências serão bem piores do que as das alterações climáticas. A IA pode ajudar muito a humanidade, mas o extremo oposto também pode acontecer", disse Bostrom em conversa com o Business Insider.

O filósofo é um dos pensadores mais mediáticos deste campo. O livro "Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies", que é da sua autoria, já foi referenciado publicamente por Bill Gates e Elon Musk por várias vezes. No entanto, e apesar dos repetidos alertas, Bostrom é cuidadoso nas comparações com as alterações climáticas. "A razão pela qual a inteligência artificial é frequentemente retratada nos media como sendo um robot diabólico é porque isso dá uma boa história. Visualmente falando, os robots são mais convincentes do que um chip numa caixa negra. Mas não é a maleficência o problema. É a possibilidade de a IA ser indiferente aos objetivos da humanidade", afirma.

Todas as entidades inteligentes, sejam elas humanas ou artificiais, têm objetivos, mesmo quando são pré-programadas. Até as IAs mais simples, como as que são utilizadas nos termómetros digitais, têm o objetivo de medir a temperatura, sucessivamente. O receio de Bostrom é que as IAs se tornem demasiado competentes na persecução dos seus objetivos, ao ponto de poderem prejudicar a humanidade para garantir o cumprimento de metas.

Em 2003, Bostrom exemplificou esta premissa com uma história. Falou de uma IA que tinha o objetivo de maximizar a produção de clipes. Se esta IA fosse capaz de se reprogramar, tal como já acontece com alguns sistemas da Google, é possível que acabasse por se tornar tão inteligente ao ponto de inovar e criar novas estratégias para a maximização da produção. Se levarmos a situação ao extremo, podemos pensar num cenário em que a IA transforma a Terra numa fábrica gigante de clipes, num processo gradual que pouco dará de si durante o caminho.

A ideia parece idiota, mas assim é porque a mesma não condiz com os objetivos do humano comum. Mas teoricamente falando, o chip está apenas a seguir o processo lógico para o qual foi desenvolvido. Ao tornar-se excecionalmente bom na sua tarefa, a IA pode acabar por prejudicar a humanidade, não por maldade, mas por não conseguir distinguir o certo e o errado.

Source Link

« Previous article Justiça Eleitoral copia Lava Jato para investigar casos de corrupção
Next article » Avelãs da Nutella vêm de fazendas turcas com refugiados sírios ilegais