Bolsonaro repete liturgia seguida por Lula em 2002

A título de sugerir que a visita do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) aos chefes dos Poderes em Brasília é repetição da liturgia, um leitor enviou ao Blog fotos e texto divulgados pelo Supremo Tribunal Federal em 29 de outubro de 2002, quando o então presidente do STF, ministro Marco Aurélio, recebeu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os pronunciamentos e a manifestação popular evidenciam os diferentes momentos históricos.

A seguir, a notícia publicada no site do STF.

O presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (29/10), após encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, que não medirá esforços, durante seu governo, “para que o poder Judiciário tenha condições de garantir a todos, independentemente da cor, da origem social, do credo religioso, o acesso à justiça”.

Segundo o ministro Marco Aurélio, o presidente eleito revelou, durante o encontro, sua preocupação com as pessoas que não têm condições de contratar advogados, quando se vêem na obrigação de comparecer perante a Justiça. “Creio que teremos um aliado na busca da instalação da Defensoria Pública em todo o país”, afirmou o presidente do STF.

Luiz Inácio Lula da Silva disse que quer manter uma relação harmônica com todas as instituições e por isso visitou hoje os presidentes dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – “porque vivemos um momento no Brasil em que o povo espera muito de nós”.

“Se eu quiser passar para a sociedade a idéia da construção de um novo contrato social, de estabelecer um pacto social, o comportamento do presidente da República e dos presidentes das demais instituições brasileiras deve servir de exemplo”, disse Lula.

O presidente do STF definiu o encontro de meia hora com o presidente eleito como “uma conversa distraída e assentada principalmente no amor, no humor e no entusiasmo, visando dias melhores para os brasileiros, principalmente para os menos afortunados”.

O ministro ressaltou que o país está vivendo um momento de festa cívica, e desejou que “esta festa se realize no campo da concretude e que tenhamos um Brasil mais justo”. Segundo o ministro Marco Aurélio, “o que precisamos é recuperar a auto-estima e ter a consciência do que podemos fazer em termos de realização”.

Durante o encontro, o presidente do Supremo entregou ao presidente eleito um exemplar da Constituição brasileira com a seguinte dedicatória:

“A cada passo, surpreendemo-nos com os acontecimentos. Explicáveis, ou não, formam um grande todo e nada mais são do que fatores componentes de uma missão. Servir e bem servir aos semelhantes, aos cidadãos. Eis o objetivo maior a ser perseguido em uma vida.

Os brasileiros o escolheram o administrador maior dessa grande casa que é o Brasil. O fizeram de forma conscientizada, comemorando sua eleição.

Que as forças maiores sempre o amparem, tornando-o o grande artífice do bem comum.

Seja muito feliz no mandato que se avizinha”.

Source link

« Previous article SpaceX e Blue Origin têm nova rival no lançamento de foguetões “baratos”
Next article » Conflito na faixa de Gaza deixa 1 militar israelense e 7 palestinos mortos