Bolsonaro polemiza em público, mas é contido no setor privado, dizem empresários

O desembaraço de Jair Bolsonaro para fazer declarações polêmicas em público contrasta com o comportamento contido que ele manifesta diante de grandes empresários e altos representantes do setor privado, segundo dirigentes que já tiveram a oportunidade de dialogar com o presidente. Executivos que estiveram com o mandatário relatam ter visto um Bolsonaro calado diante de assuntos relevantes para a recuperação do país.

Monólogo De acordo com um empresário que teve uma conversa com Bolsonaro depois de empossado, o presidente não mostrou desenvoltura para falar de tópicos como sistema tributário, preço do gás e privatizações, temas do interesse imediato do setor privado.

Discrição É difícil arrancar informação do presidente, avalia o diretor de outra organização, que atribui o silêncio de Bolsonaro a alguma estratégia premeditada para evitar vazamentos. Mas ele não descarta a hipótese de falta de conteúdo. 

Cadeado Para um alto executivo do mercado financeiro, as declarações públicas mais recentes de Jair Bolsonaro com conteúdo falso e preconceituoso podem fechar as portas para a atração de apoio privado ao esforço de melhorar o país. 

Tecnológico O projeto de abertura dos espaços do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para a iniciativa privada começa nesta quarta-feira (31), com o lançamento do edital de convocação para empresas interessadas em gerir o programa.

Networking O governo paulista quer atrair companhias de qualquer porte e setor para o local, na tentativa de elevar o faturamento do IPT, que hoje gira em torno de R$ 200 milhões ao ano para R$ 1 bilhão em 2022.

Tomada O aplicativo de transporte Cabify fez parceria com a multinacional de energia EDP para instalar uma estação de recarga gratuita para carros elétricos na capital paulista. O ponto ficará na Cabify Home, espaço físico para assistência e descanso dos motoristas, no bairro de Pinheiros.

Isento O equipamento tem potencial para carregar 100% da bateria de um veículo em até sete horas, segundo a empresa, mas os motoristas poderão optar por um período mais curto. O aplicativo de transporte afirma também que vai oferecer taxa zero aos motoristas que rodarem com carro elétrico. 

Clássico A agência Colonial, uma das mais tradicionais do Bradesco em São Paulo, na avenida Santo Amaro, será demolida. O imóvel, uma construção do início da década de 1970 com tijolos à vista, dará lugar a um prédio comercial.

Moderno A agência ficará no andar térreo do novo edifício e terá “estrutura e ambientes mais modernos”, segundo o banco. O serviço antes prestado na agência Colonial está sendo feito provisoriamente na rua Bernardino de Campos, no bairro Campo Belo.

Recado Clientes do Bradesco receberam nesta terça (30) uma mensagem de celular informando que a partir do dia 30 de agosto seus cartões de crédito passarão a ser do Bando Bradesco S.A., mas que todos os benefícios previstos no regulamento continuam os mesmos. 

Carteira A mensagem veio para explicar que a Bradesco Cartões, antes apartada do banco, a partir desta segunda (29) foi incorporada. 

Cinzeiro Cada ponto percentual do mercado ilegal de cigarros equivale a 183 empregos diretos na cadeia do tabaco, segundo estudo realizado pela FGV para o Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), que defende mudança na tributação dos cigarros para combater o contrabando.

Ilegal Segundo o Etco, 54% do mercado está hoje nas mãos de contrabandistas e cerca de 10 mil empregos formais deixaram de ser gerados no Brasil para serem criados na produção paraguaia.

Missiva A Endeavor vai enviar ao Congresso um levantamento com dados sobre a tributação da movimentação financeira, modelo adotado na antiga CPMF, que voltou à tona após a discussão de novas propostas de reforma tributária.

Pitaco A nota é de técnicos da entidade, mas, segundo a Endeavor, contou com colaboração de pessoas críticas ao modelo, caso de Marcos Lisboa, presidente do Insper, e integrantes CCiF (Centro de Cidadania Fiscal).

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

Source Link

« Previous article Antonio Prata fala sobre jornalismo no governo Bolsonaro; ouça
Next article » Políticos usam caricaturas da globalização para ludibriar eleitores, diz ex-chefe do Banco Mundial