Blogueiro vegano ensina a preparar hambúrguer de berinjela

30/06/2018 - 09h01

Em "O Livro de Receitas do Blog Tempero Alternativo" o designer catarinense e criador do blog Tempero Alternativo, André Fronza ensina a preparar mais de 50 receitas sem ingredientes de origem animal.

Um dos destaques do livro é o hambúrguer de berinjela.

No livro, publicado pela editora Alaúde, há sugestões para o café da manhã, pratos principais, sobremesas, bebidas e petiscos. A obra traz também receitas básicas e tem conteúdo digital extra, com QR Codes que indicam variações na receita ou GIFs que mostram fotos e algumas etapas do processo.

A seleção inclui opções veganas de pratos típicos da culinária brasileira como feijoada, bobó, cuscuz e manjar. Práticos para momentos de correria são os chips de banana.

O blog Tempero Alternativo foi criado em 2015 com a finalidade de compartilhar receitas simples que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente.

Veja abaixo como preparar o hambúrguer de berinjela.

Divulgação Hambúrguer de berinjela; receita de "O Livro de Receitas do Blog Tempero Alternativo"

*

Hambúrguer de berinjela

Rende 6 hambúrgueres

Você vai precisar de...

2 berinjelas grandes (600 g) * 1 colher (sopa) de óleo vegetal + um pouco para fritar * 2 dentes de alho picados (10 g) * ½ xícara de cebolinha fresca picada (35 g) * 1 colher (chá) de sal (5 g) * 1 colher (chá) de páprica defumada (3 g) * ½ xícara de farinha de mandioca fina (90 g)

Como fazer...

1 Preaqueça o forno a 200 °C.

2 Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não goste da casca, pode tirar.

3 Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os cubos murcharem e ficarem macios. Mexa depois de 10 minutos, para que assem por igual.

4 Tire do forno e espere esfriar.

5 Envolva os cubos de berinjela em um pano de prato limpo e seco, e pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Reserve.

6 Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar.

7 Adicione a berinjela reservada, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente.

8 Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar.

9 Separe a massa em seis porções. Modele os hambúrgueres formando bolinhas e depois achate-as.

10 Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até que dourem.

* Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes (p. 87). Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve-os ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos.

* Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene-os sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel-manteiga ou filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim fritarão uniformemente.

* A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de rosca na mesma quantidade. Nesse caso, no entanto, os hambúrgueres conterão glúten.

*

O LIVRO DE RECEITAS DO BLOG TEMPERO ALTERNATIVO
AUTOR André Fronza
EDITORA Alaúde
QUANTO R$ 29,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

Source link

« Previous article Busca por equipe de futebol presa em caverna na Tailândia entra no sétimo dia
Next article » Globo quer Bruna Marquezine em novela baseada em Nelson Rodrigues