Bebianno apela a general Eduardo Villas Bôas para ficar no cargo

O general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, teve papel crucial no apoio dos militares a Gustavo Bebianno. Os dois conversaram ainda na noite de quinta (14), quando o ministro tentava resistir no cargo depois dos ataques de Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro —que tinham sido endossados pelo próprio pai.

MESTRE 

Villas Bôas, que hoje assessora o general Augusto Heleno no GSI (Gabinete de Segurança Institucional), mantém ascendência e grande respeitabilidade entre os colegas. Foi o primeiro militar com quem Bebianno conversou. Outros o apoiaram na sequência.

LIMPOS 

Em meio à crise, Bebianno elogiava os militares. “Eles são o que há de melhor no governo. Leais, democratas, limpos”, dizia na sexta (15).

PULGA 

Uma das explicações para a fritura do auxiliar promovida por Bolsonaro, e corrente no núcleo de Bebianno, é a de que o presidente foi convencido de que ele participa de complôs no governo.

PULGA 2 

Por essa versão, Bolsonaro seria uma pessoa ressabiada, que não confia nem na própria sombra.

CAIXA PRETA 

O deputado Ruy Falcão (PT-SP) está apresentando requerimento à Receita Federal para saber quem são as 134 autoridades investigadas secretamente pelo órgão.

NADA DEVO 

A advogada Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que estaria na tal lista, diz que a “Receita pode investigar o que quiser. Tudo o que eu adquiri foi declarado, pago meus impostos”.

FAMÍLIA 

Ela diz que parte de seu patrimônio, como um imóvel no Lago Sul de Brasília, é de família. “Fui nascida rica. Meu pai me deu essa casa”, afirma.

PRELIMINAR 

A Receita já afirmou, em nota, que “não há procedimento de fiscalização em desfavor” dela e de Mendes e que houve, na verdade, um “procedimento de análise preliminar, de caráter interno” sobre eles.

 

'Algumas pessoas gostavam. Outras, atiravam coisas na vitrine', diz autor de retrato de Bolsonaro

“O retrato não é só a semelhança com o retratado. É o que o artista vê da pessoa. A alma dela”, diz o pintor Roberto Camasmie. Ele é o autor da obra em homenagem ao presidente Jair Bolsonaro exposta na vitrine de sua galeria, na esquina da rua Bela Cintra com a alameda Lorena, em São Paulo. 

 

“Criei em cima do que estava sentindo. São três imagens [do presidente]. Uma em preto e branco, representando como o Brasil estava: atrapalhado, sem luz. Depois, uma com cores, para a transição do ano, refletindo o otimismo. Na terceira, a esperança”, conta o artista sobre a obra —feita com técnicas mistas e concluída em quatro dias.

 

As reações ao painel refletiram a polarização que marcou o período das eleições. “Houve polêmica. Algumas pessoas gostavam demais. Outras xingavam, atiravam coisas na vitrine [da galeria] ou rabiscavam bobagens.”

 

Antes de Bolsonaro, Lula e Dilma Rousseff também ganharam de Camasmie pinturas com os seus rostos. Além do presente, o petista e o capitão reformado receberam o seu voto. “Na Dilma, não lembro [se votei]”, conta o artista, que está em contato com parlamentares próximos ao atual presidente para entregar a homenagem. “[A entrega] não foi feita porque a internação [de Bolsonaro] acabou se prolongando.”

 

“Foi prazeroso [fazer] o retrato. Todos eles”, diz Camasmie. “É a minha opinião exposta na forma de pintura. Não saberia dizer em palavras.”

DEDOS LEVES 

Um prestador de serviço contratado para carregar as mercadorias apreendidas no shopping 25 de Março durante uma operação policial foi preso na quinta (14), no meio da blitze.

LEVES 2 

A detenção foi feita em flagrante depois que um dos comerciantes viu, por câmeras de segurança, o carregador abrir uma gaveta do estabelecimento e pegar algo.

FALÊNCIA 

Segundo o boletim de ocorrência, o comerciante “acionou guardas civis metropolitanos que ali se encontravam”. Ao realizarem a revista pessoal no suspeito, os guardas encontraram R$ 1.785. O profissional alegou ter “subtraído em um ato de desespero, devido a sua situação econômica atual”.

DISPUTA 

Juliano Cesar Alves Vianna, do gabinete do diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema, e o produtor Beto Rodrigues, que integra o Conselho Superior de Cinema, são apontados como nomes fortes para ocupar o cargo de Mariana Ribas na direção da Ancine. Ela foi nomeada secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro nesta sexta (15).

VERDADE NUA E CRUA

O estilista Bruno Colella, o fotógrafo Gabriel Wickbold e o empresário Renato Calixto foram à abertura da exposição “Naked Truth”, na GWS Gallery, na quinta (14). O editor Julius Widemann e a modelo Bia Corraleiro também compareceram. 

CURTO-CIRCUITO

Uma missa em homenagem ao jornalista Ricardo Boechat será realizada neste sábado (16), às 9h, na Igreja Santa Mônica, no Leblon, Rio de Janeiro. 

Franz Keppler assina hoje o seu livro “Caravaggio”. Neste sábado (16), das 17h às 20h, na Casa das Rosas.

O designer Sergio J. Matos expõe peças na feira Abup Home & Gift. Até terça (19), no Centro de Eventos Pro Magno.

Lucianne Murta inaugura neste sábado (16) o terceiro complexo de dança com o seu nome. Às 11h, na Chácara Flora, em SP. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Bela Gil levará falafel e hambúrguer de feijão a escolas de SP
Next article » Poder dos usuários é tema central de 'biografia' do Reddit