Barroso libera para a 1ª instância inquérito dos Portos que investiga Temer

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), liberou o inquérito dos Portos, que envolve Michel Temer, para a primeira instância. Ao deixar a Presidência, o emedebista perdeu o foro privilegiado.

FICHA 

Em dezembro, Temer foi denunciado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

EPICENTRO 

Segundo Dodge, o ex-presidente era o epicentro de um esquema que configurava um “sistema institucionalizado de corrupção”. Temer nega as acusações.

DESEJO 

A Polícia Federal concluiu que o advogado Cristiano Caiado Acioli quis “humilhar, menosprezar, desrespeitar e menoscabar” a função do ministro Ricardo Lewandowski, do STF, ao abordá-lo em dezembro em um voo para Brasília.

DESEJO 2 

Na ocasião, Acioli chamou o ministro e, gravando a cena em um celular, disse que o Supremo é “uma vergonha”. Lewandowski perguntou então se ele queria ser preso. Ao sair do avião, o advogado foi detido.

PERIGO 

Para a PF, a atitude de Acioli poderia ainda ter causado “risco aos demais passageiros, ante eventual acirramento de ânimos”. As conclusões foram encaminhadas à Justiça.

PONTO FINAL 

O advogado sustenta que apenas exercia a sua “liberdade constitucional” de externar críticas. Ele chegou a apresentar uma notícia-crime contra Lewandowski no STF —que foi arquivada nesta semana pela ministra Rosa Weber, relatora do caso.

VISITA 

O ex-deputado Silvio Costa (Avante-PE) esteve com Paulo Guedes. Com mais de dez anos de experiência no Congresso e pai de um parlamentar, ele se dispôs a ajudar o ministro da Economia na conquista de votos para a reforma da Previdência.

LÁGRIMAS 

Detalhe: Costa foi o maior defensor da ex-presidente Dilma Rousseff na época do impeachment. Chegou a chorar copiosamente no plenário da Câmara dos Deputados ao falar do processo de afastamento da então mandatária.

 

TRAÇO E TINTA

O retrato de Chico Buarque feito pelo pintor Di Cavalcanti em 1972 será publicado pela primeira vez na fotobiografia “Revela-te, Chico”, lançada nesta sexta (15); a obra é organizada por Augusto Lins Soares. 

INÚTIL 

A Polícia Federal gastou R$ 13.200 para abastecer o avião que enviou à Bolívia para trazer o italiano Cesare Battisti de volta ao Brasil. Para nada: ele foi entregue às autoridades italianas pelo governo de Evo Morales.

ÚTIL 

O valor foi dado à Folha depois de um pedido feito por meio da Lei de Acesso à Informação.

PESQUISA 

As buscas pelo assunto “milícia” no Google bateram o recorde dos últimos 12 meses. Entre terça (12) e quarta (13), as consultas cresceram 42% —só nos últimos sete dias o salto foi de 780%

PESQUISA 2 

“O que é milícia?”, “O que é miliciano?” e “O que é crime de milícia?” foram as principais perguntas feitas sobre o assunto no buscador nas últimas 48h, depois da prisão dos suspeitos da morte da vereadora Marielle Franco.

DÓ, RÉ, MI

O cantor Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore foram à sessão para convidados do musical “Meu Destino É Ser Star, ao Som de Lulu Santos”, com direção de Renato Rocha, no Teatro Frei Caneca, na quarta (13). Os atores Jéssica Ellen, Victor Maia e Myra Ruiz integram o elenco da montagem.

MUDANÇA 

A subsecretária de Cultura de Niterói, Danielle Nigromonte, será a nova diretora-executiva da Associação Paulista Amigos Arte (Apaa), organização social de cultura que presta serviços ao governo do estado de SP desde 2004.

MUDANÇA 2 

Entre os equipamentos que a Apaa gerencia estão o Teatro Sérgio Cardoso e o Museu da Diversidade Sexual. 

EM CHOQUE 

A primeira-dama de SP, Bia Doria, diz que passou a quarta (13) sem conseguir comer por conta do massacre no colégio Raul Brasil, em Suzano. “Minhas pernas ficaram bambas”, disse ela na abertura de uma exposição sua (fotos ao lado). “Nunca imaginei que veria algo assim.”

TELONA 

O ator Rodrigo Santoro participará de uma sessão do filme “O Tradutor” no CEU Perus, em SP. O local integra o circuito de cinema da Spcine. A exibição ocorre no dia 21 deste mês. No longa, Santoro interpreta um professor. 

FORMAS NATURAIS

A artista plástica e primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, inaugurou a sua exposição “Natureza, Arte e Luz” no hotel Palácio Tangará, na zona sul da capital paulista, na quarta-feira (13). A empresária Renata Boghosian, o arquiteto Carlos Rossi e a arquiteta Erica Moraes estiveram no evento.

CURTO-CIRCUITO

Filipe Sabará fala sobre a plataforma SOSMulher, do Fundo Social de SP. Nesta sexta (15), das 7h30 às 10h, no evento Mulheres no Poder, no MIS. 

Jorge Boratto Filho e Ney Corrêa abrem a steakhouse BBQ, na rua dos Pinheiros. 

A Fundação Procon-SP apresenta novos logotipo e plano de gestão. Nesta sexta (15), às 10h, na Secretaria da Justiça e Cidadania. 

A Choque Cultural apresenta a exposição “Em Choque”. No sábado (16), às 11h. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Vencedora de licitação da CBF prosperou com Marco Polo Del Nero
Next article » Louca, frígida e neurótica