Aurora: este computador é capaz de fazer um quintilião de cálculos por segundo e vai estar pronto em 2021

Projeto deverá custar cerca de 500 milhões de dólares e envolve o governo dos EUA e a Intel. A máquina será aplicada na resolução de problemas como o cancro, o suicídio e as alterações climáticas.

O computador mais poderoso do mundo pode estar prestes a deixar de o ser. De acordo com Rick Perry, secretário da Energia do governo norte-americano, há um projeto público em andamento, que está a ser desenvolvido com a ajuda da Intel e da Cray Computing, que deverá culminar com a construção do primeiro computador de exoescala. Máquinas desta categoria são capazes de fazer, no mínimo, um quintilião de cálculos por segundo.

O supercomputador vai chamar-se Aurora e a Intel já traçou o ano de 2021 como meta para o lançamento da máquina.

“Alcançar a exoescala é imperativo, não só para melhorarmos a comunidade científica, mas para que possamos melhorar a vida quotidiana dos americanos”, disse o responsável em declarações à imprensa. “Tanto o Aurora como os restantes supercomputadores de exoescala vão poder aplicar operações de computação de alta performance e tecnologias de inteligência artificial em estudos sobre o cancro [e] as alterações climáticas”, concluiu.

O Aurora, que deverá custar cerca de 500 milhões de dólares, vai ainda incidir sobre a prevenção de suicídios, através da análise de fatores de risco, e a descoberta de materiais que tornem mais eficientes as células solares dos painéis fotovoltaicos. Uma outra área onde promete ser preponderante é a simulação de catástrofes de dimensão cosmológica.

As equipas por detrás deste supercomputador ainda não estão prontas para partilhar detalhes técnicos sobre o Aurora, mas escreve a imprensa internacional que a máquina vai utilizar um processador Intel Xeon Scalable, memória Intel Optace DC e a API One, também ela da Intel.

Desde junho do ano passado que os EUA são a casa do computador mais potente do mundo. A China era a anterior “dententora do título”, mas o país está interessado em manter-se na corrida. Em 2018 assumiu que já tinha protótipos para construir uma computador de exoescala, sendo que o mesmo deverá ser apresentado na segunda metade de 2020 ou na primeira de 2021. O Japão é outro dos países que já demonstrou interesse em desenvolver um computador destes. Na Europa, o primeiro computador de exoescala deverá estar operacional algures entre 2022 e 2023.

Source Link

« Previous article Samsung Galaxy A10 goes on sale in India
Next article » No portão, cachorro espera tutor voltar do trabalho; veja pets dos leitores