Articulador de acordo nuclear, ministro das Relações Exteriores do Irã renuncia

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, um dos líderes a articular o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015, anunciou nesta segunda-feira (25) que renuncia ao cargo.

"Me desculpo por não conseguir mais ser capaz de prosseguir em meu cargo e por todas as minhas falhas no exercício das minhas funções", escreveu Zarif em sua conta no Instagram.

Ele não especificou nenhuma razão concreta para a saída.

Na mensagem, ele também agradeceu aos iranianos pela "magnanimidade" com que foi tratado durante seu mandato.

A renúncia foi confirmada por uma fonte que pediu anonimato, mas só se tornará efetiva quando for aceita pelo presidente, Hasan Rohani.

Zarif conduziu a chancelaria iraniana durante todo o primeiro governo de Rohani, entre 2013 e 2017, e foi mantido no cargo com a reeleição do presidente.

Ele foi o negociador chefe da delegação iraniana para o acordo selado em 2015 entre a república islâmica e o chamado grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) para pôr fim a 12 anos de crise devido ao programa nuclear do Irã.

No entanto, era fortemente criticado por setores ultraconservadores anti-Ocidente do país, particularmente depois que os EUA se retiraram unilateralmente do acordo, em 2018.

Source Link

« Previous article Caixa corta patrocínio e Cine Belas Artes pode fechar em dois meses
Next article » Weekly poll: vote for the best new flagship, including 4G, 5G and foldable phones