Apuração de ataques ao STF começou com ameaças a família de magistrado

As investigações do inquérito aberto pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para apurar ataques à corte se dirigiram, num primeiro momento, a uma pessoa que chegou a ameaçar parentes de um dos magistrados de morte.

CADEIA NELE 

Há entre pessoas envolvidas nas apurações a convicção de que, uma vez descoberto, o responsável pelas ameaças, até agora anônimo, deveria ser preso.

ALVO CERTO 

E, no domingo (17), Paulo Mathias, secretário executivo de Desenvolvimento Social de São Paulo, também fez ataques à Corte —mais especificamente, ao ministro Gilmar Mendes.

VEM PRA RUA 

Integrante da equipe do governador João Doria (PSDB-SP), Mathias chegou a ir a uma manifestação. E disse que o pedido de impeachment contra o magistrado deveria ser aceito pelo Senado, para que ele “seja julgado por aquilo que fala”.

JAMAIS 

Doria agiu rápido: ligou para Gilmar Mendes para pedir desculpas e dizer que aquela não é a posição do governo de São Paulo.

LÍNGUA INDEPENDENTE 

Paulo Mathias diz que não vai comentar o episódio.

A Secretaria de Desenvolvimento Social afirma que ele “manifestou sua opinião pessoal” e que não cabe à pasta se pronunciar.

RAIO-X 

Entre os 94 deputados da Assembleia Legislativa de SP (Alesp) que tomaram posse neste ano, há 1% de orientais, 5% de negros e 5% de pardos. Os números estão em um levantamento do Movimento Transparência Partidária. Os outros 89% são brancos.

EU QUE DISSE 

Segundo Marcelo Issa, presidente do movimento, as informações fazem parte da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e são declarados pelos próprios políticos quando vão se candidatar. 

RAIO-X 2 

O movimento também mostra que 20% dos deputados são mulheres, 12 deles não nasceram no estado de SP, 22% são solteiros e 10% divorciados.

DOBRADINHA

O ex-governador Claudio Lembo e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, foram ao lançamento dos livros “Crimes de Omissão Imprópria” e “Corrupção Política”, respectivamente dos advogados Pierpaolo Bottini e Igor Tamasauskas. Guilherme Afif, assessor do ministro Paulo Guedes, Rodrigo de Grandis, procurador da República, e Marcelo Nobre, advogado, estiveram lá.

SUSTO 

Um passageiro que embarcou em um avião da Gol foi retirado da aeronave por agentes da Polícia Federal de Congonhas após o sistema de raio-X detectar um projétil de fuzil na mala que ele despachou. “Depois foi verificado que tratava-se de um chaveiro sem pólvora”, diz a PF. O voo  tinha Brasília como destino. 

SURTO 

Segundo a polícia, “foi solicitado ao passageiro que acompanhasse a abertura de sua bagagem”, mas, “ao ser abordado, ele teve um surto e criou dificuldades para sair do avião”. O homem foi impedido de viajar e responderá pelos crimes de desobediência e lesão corporal leve.

COLETIVO 

Fernando Haddad (PT-SP) foi convidado para integrar o conselho consultivo da frente progressista mundial liderada pelo ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis.

COLETIVO 2 

Devem integrar também o colegiado o linguista e filósofo Noam Chomsky e Jane Sanders, mulher do senador Bernie Sanders, dos EUA.

ACORDES 

João Lenhari, trompetista da banda de Roberto Carlos e líder da Banda Urbana, vai lançar a Orquestra Jabaquara. Outros 12 músicos formam o grupo musical. 

ACORDES 2 

O disco tem participações de André  Abujamra, Marisa Orth, Lucas Santtana e Roberta Estrela D’Alva. A produção é de Xuxa Levy e o lançamento será dia 12 de abril no Sesc Pompeia.

CADEIRA 

O cirurgião oncológico Felipe José Fernandez Coimbra, do A.C.Camargo Cancer Center, é o novo presidente da AHPBA, Americas Hepato-Pancreato-Biliary Association, voltada à pesquisa, difusão e educação sobre doenças do fígado, pâncreas e vias biliares. Ele assume na sexta (22).

TELAS POR ELAS

As diretoras de cinema Bárbara Sturm, Rita Moraes, Susanna Lira e Paula Trabulsi participaram do evento Foco Nelas, no MIS, na semana passada. A cantora Rosa Rosah se apresentou durante a noite. 

CURTO-CIRCUITO

A Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP abre a sua temporada 2019. Nesta terça (19), no Theatro Municipal. 

A Fundação Itaú Social promove o seminário Leitura e Escrita. Até quinta (21), no Sesc Pinheiros.

A Zara lança nesta terça (19) a sua loja online no Brasil, com evento na Oca. Das 19h30 às 23h30. 

Bela Gil lança nesta terça (19) livro na livraria Martins Fontes da av. Paulista. 

A galeria São Paulo Flutuante abre nesta terça (19) mostra de Rodrigo Sombra. 

Source Link

« Previous article Banido pela Fifa, Del Nero repassa bens ao filho e a ex-mulher
Next article » Saúde e tecnologia são aliadas no Portugal eHealth Summit