Após resgate, navio de cruzeiro à deriva na Noruega chega a porto

O navio de cruzeiro "Viking Sky", que ficou à deriva na costa norueguesa, chegou na manhã deste domingo (24) a um porto, segundo as agências de notícias internacionais.

A embarcação, que sofreu uma avaria neste sábado (23), conseguiu acionar três de seus quatro motores. Com isso, o resgate por helicóptero dos quase 1.400 passageiros a bordo foi suspenso.

Ao menos 17 das pessoas retiradas do navio foram levadas para hospitais.

O cruzeiro de luxo se aproximou do litoral a uma velocidade de dois ou três nós e foi rebocado até o porto de Molde, onde deve chegar por volta das 12h00 (hora de Brasília).

Um grupo de 460, dos 1.373 ocupantes, a maioria de origem britânica e americana, já haviam sido transportados para terra antes do reboque do navio, informou a polícia à AFP.

"É a forma mais segura de retirar as pessoas: içá-las uma a a uma com a ajuda de helicópteros", explicou o coordenador do resgate, Jan Arne Dyrnes.

"O fato de que são pessoas de mais idade representa um enorme desafio", completou.

Logo que se soube do problema, iniciou-se a operação de retirada prossegue no domingo, informou Per Fjeld, porta-voz do Centro de Emergências.

Vídeos filmados no interior do "Viking Sky" mostram o balanço do navio, que provocou a queda de peças do teto e o deslocamento de móveis. Os passageiros, no entanto, demonstravam calma.

Outras imagens mostram dezenas de passageiros, com coletes salva-vidas, aguardando sentados e pacientes a chegada do resgate.

"Esperamos o helicóptero para partir. Demora muito tempo", afirma o passageiro Ryan Flynn, autor das imagens.

Região evitada até pelos vikings

O "Viking Sky" navegava, em condições meteorológicas difíceis, por uma zona muito perigosa, com muitos recifes, perto da região de Møre og Romsdal, oeste da Noruega. No momento do incidente ia de Tromsø (norte) para Stavanger (sudoeste).

Depois de conseguir ativar um dos motores, o navio estabilizou sua posição a dois quilômetros do litoral, o que possibilitou o início da gigantesca operação de resgate.

"Os cabos para o reboque estão sendo posicionados. O plano é rebocá-lo até Molde para que permaneça em um local seguro", afirmou o centro de emergências para o sul da Noruega.

A navegação é notoriamente difícil nesta região, conhecida como Hustadvika. As autoridades estudam a construção de um túnel para barcos em uma montanha do litoral para evitar a navegação em alto mar. O projeto, destinado sobretudo a barcos menores, está paralisado por falta de financiamento.

Até mesmo os vikings, famosos por sua destreza marítima, preferiam transportar seus barcos por via terrestre de um fiorde a outro, ao invés de navegar nestas águas traiçoeira.

O "Viking Sky", um navio moderno, foi fretado em 2017 pela empresa norueguesa Viking Ocean Cruises. O navio tem capacidade para 930 passageiros e uma tripulação numerosa, 227 metros de comprimento e 29 de largura.

Source Link

« Previous article Google erra ao não lançar jogos para sua plataforma Stadia
Next article » Dê mais energia ao seu smartphone ou tablet com 8 apps grátis para iOS e Android