Apple I: O primeiro computador da Apple foi lançado há 43 anos

Terão sido produzidas cerca de 200 unidades do modelo, que foi colocado à venda por 666,66 dólares, o equivalente a 590 euros, à taxa de câmbio atual. Mas o pioneirismo do Apple I foi curto e o computador só foi comercializado até outubro 1977.

Entretanto, meses antes de sair das lojas, já tinha foi lançado o sucessor, o Apple II, e a empresa incentivou os clientes do modelo de estreia a mudarem para o novo equipamento, recolhendo o primeiro, o que ajuda a explicar a existência de um número tão reduzido de exemplares ainda no mercado.

No início da década restavam cerca de 50 unidades do modelo inicial da Apple e só uma meia dúzia ainda funcionava, podendo atingir valores exorbitantes em leilões. Entre 2013 e 2014 realizaram-se pelo menos dois leilões com unidades do Apple I, que acabaram vendidas por valores na ordem dos 400 mil dólares. Em 2018 um novo modelo foi a leilão e o valor estimado rondava os 300 mil dólares.

Steve Wozniak, na altura com 26 anos, desenhou o Apple I, que não nasceu na garagem dos pais de Jobs, mas num quarto da casa de Wozniak. Ron Wayne (que deixou a empresa pouco tempo depois da comercialização da primeira unidade do modelo) escreveu o manual de operações e Steve Jobs, com 21 anos, convenceu Wozniak a transformar o projeto num produto comercial e fez com que chegasse realmente ao mercado.

Cada unidade do Apple I foi montada completamente à mão e construída a partir de uma placa de circuito impresso com cerca de 60 chips já montada, o que para a época foi uma novidade. O equipamento não estava totalmente funcional, mas também se distinguiu por ser o que estava mais perto disso. Com um teclado e um monitor, que não requerem conhecimentos técnicos especiais para serem ligados ao computador propriamente dito, estava pronto a usar.

Segundo reza a história, para avançar com a produção do Apple I, Steve Jobs, vendeu a carrinha Volkswagen Microbus e Wozinak vendeu uma unidade da calculadora HP-65, a primeira calculadora de bolso programável do mercado. Os 1.300 dólares que conseguiram juntar foram determinantes para avançar com o projeto.

Source Link

« Previous article Projeto de Bolsonaro para ensino domiciliar prevê cadastro do MEC e avaliação anual
Next article » Bolsa tem terceiro dia de queda e volta aos 94 mil pontos