Alexa: respostas da assistente virtual da Amazon vão tornar-se gráficas

Para além de falar com os utilizadores, a assistente virtual da Amazon pode agora exibir imagens para responder às perguntas que lhe colocam. A funcionalidade está disponível no Echo Show e há uma apresentação preparada para os programadores.

A Alexa Presentation Language é a mais recente adição ao conjunto de ferramentas da assistente inteligente e mais do que explicações de voz pode agora oferecer aos utilizadores resultados "visuais", com imagens, gráfico e texto. A Getty Images, um dos maiores bancos de imagem do mundo, já assinou um acordo com a tecnológica de Jeff Bezos para que as colunas inteligentes da linha Echo possam recorrer às suas imagens para ilustrar algumas das respostas que a Alexa dá aos pedidos dos utilizadores.

Na prática, isto significa que aquilo que podia ser ouvido, pode agora ser visto, de forma complementar. Se perguntar à assistente virtual "Quem venceu o Mundial de Futebol em 2018", vai ouvir uma voz a responder-lhe "França", mas a coluna, se integrar um display, também vai exibir uma imagem da equipa com a resposta.

Recorde-se que a Amazon não foi apenas pioneira no segmento das colunas inteligentes. Mais recentemente, a marca optou por renovar esta gama com variantes que integram um pequeno ecrã onde podem ser vistas informações contextuais e quotidianas. Atualmente, a marca norte-americana conta com o Echo Show e o pequeno Echo Spot neste segmento de mercado, onde a concorrência não é tão apertada. Contudo, segundo indicam os rumores, isto pode mudar em breve, uma vez que a Google poderá estar a desenvolver um equipamento semelhante, que pode ser dado a conhecer já no último trimestre do ano.

A parceria com a Getty pode dar alguma vantagem à Amazon, que assim ganha acesso a uma fonte atualizada e quase inesgotável de imagens com que pode ilustrar alguns dos acontecimentos mais recentes. "A nossa coleção [...] encaixa de forma natural na nova gama de produtos Echo da Amazon, ao dar a melhor experiência visual aos seus utilizadores", afirmou, em comunicado, Peter Orlowsky, vice-presidente do departamento de desenvolvimento estratégico da Getty Images.

No blog da Amazon a estratégia é explicada com um foco especial nos programadores que podem tirar partido desta funcionalidade, mas no site os programadores podem ainda explorar toda a biblioteca de ferrmentas que a Amazon disponibiliza para quem quiser trabalhar com a Alexa.

Source link

« Previous article Huawei Y9 (2019) specs arrive on TENAA
Next article » Portugal à procura de “candidatos” para porto espacial dos Açores