Aldeias portuguesas transformam tradições religiosas em atração turística

As aldeias de Portugal têm uma série de celebrações religiosas bastante tradicionais, mas que estão ameaçadas de extinção devido ao processo de esvaziamento (e de consequente envelhecimento) do interior do país. Agora, iniciativas apostam no potencial turístico das tradições como forma de divulgar esses costumes e ainda impulsionar a economia desse povoados.

Na cidade do Fundão, as atividades da quaresma ganharam uma programação especial, repleta de intervenções em várias das pequenas aldeias desta simpática região do Centro de Portugal, famosa por sua produção de cerejas.

O festival ganhou o nome de Quadragésima e agrega desde exposições relacionadas ao universo ecumênico até procissões, cantorias, encenações da via-crúcis e até um concerto de música sacra.

Muitas das celebrações mais marcantes acontecem no período da noite, em meio à escuridão das vielas de pedra e o cintilar das chamas das velas ao vento.

Procissao_Penitentes.pngProcissão dos penitentes remonta à Idade Média | Foto: Divulgação

A chamada procissão dos penitentes, que acontece na madrugada de quinta para sexta-feira santa (19), é um dos momentos mais aguardados e, acredita-se, remete-se a uma tradição da Idade Média.

À meia-noite, todas as luzes da aldeia se apagam para a passagem dos penitentes em questão: homens descalços, que encaram o frio da madrugada envoltos apenas em lençóis brancos. Alguns carregam crucifixos de madeira, outros lanças ou pesadas correntes, que são arrastadas pelas ruas em silêncio sepulcral. A romaria é iluminada apelas pela luz das velas dos fiéis.

Já na chamada encomendação das almas, a atração são os cânticos religiosos, em que os devotos relembram os mortos entoando uma série ritmada de ladainhas e versos por algumas ruas das aldeias.

pinhas.pngProcissão das pinhas é uma das mais famosas na aldeia da Barroca | Foto: Divulgação

Cultura

Além das celebrações religiosas em si, o festival também permite conhecer o universo que permeia as celebrações da Páscoa.

Nos fins de semana, acontecem ainda concertos de música sacra, apresentações de coral e até encenações teatrais.

Neste ano, a exposição “Carracas e Matracas” resgata a memória desses instrumentos, usados em celebrações religiosas há vários séculos.

carracas.pngExposição reúne coleção de matracas: instrumentos usados normalmente nas celebrações da Quaresma | Foto: Giuliana Miranda/Folhapress

Considerado um período de reflexão e penitência, era costume que instrumentos musicais e até os sinos das igrejas fossem silenciados durante os dias da quaresma. As comunidades recorriam então ao som forte das matracas, normalmente feitas de madeira, como forma de utilizar alguma forma de percussão.

Vale ainda conferir as muitas tradições gastronômicas associadas à festa.

Um pão especial é confeccionado para o período –o “pão da Quadragésima”– e há, no domingo pascal, uma feira com comidas típicas e com o vinho da região da Beira Interior.

Vale ainda tirar um tempinho para conhecer as belezas naturais do Centro de Portugal. Na aldeia da Barroca, por exemplo, há um cantinho especial em frente ao rio Zêzere que é perfeito para fazer um piquenique.

Serviço

Quardagésima: ciclo de tradições da quaresma no Fundão
De 6 de março a 21 de abril
Mais informações no site do festival

Mais Ora Pois

Source Link

« Previous article Huawei Y5 2019 new leak confirms 5.71-inch display and 13MP camera
Next article » SpaceX fez história na primeira missão comercial do Falcon Heavy