Advogada-geral da União pode ir a Portugal pedir extradição do operador Raul Schmidt

A advogada-geral da União, Grace Mendonça, estuda viajar a Portugal no fim do mês para tentar reverter a decisão das cortes do país que negaram a extradição, para o Brasil, do operador Raul Schmidt. Ela buscará conversas pessoais com magistrados para convencê-los a enviar o empresário de volta ao país.

AMPULHETA 

A Suprema Corte de Lisboa manteve decisão de arquivar a extradição sob o argumento de que o Brasil perdeu o prazo para pedir a revisão do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) argumenta que enviou várias mensagens a autoridades portuguesas, mas que Schmidt nunca foi colocado à disposição para ser extraditado.

FICHA 

O operador é acusado de pagar propinas para ex-diretores da Petrobras.

NA FILA 

E a próxima da fila para fechar acordo de leniência com a AGU é a empreiteira Andrade Gutierrez. Na semana passada, um acerto bilionário foi firmado com a Odebrecht.

NA FILA 2 

A holandesa SBM, de afretamento de plataformas e que já foi uma das principais fornecedoras da Petrobras, também está adiantada para fechar acordo.

SURPRESA 

O pedido de habeas corpus feito por três parlamentares do PT ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), no domingo (8), foi tratado como segredo de Estado pelo grupo. A própria família do ex-presidente só ficou sabendo do fato quando a coluna noticiou a decisão do desembargador.

CANJA 

Houve euforia num primeiro momento, mas também certo ceticismo em relação à possibilidade de ele ganhar a liberdade.

VEM MAIS 

O prefeito Bruno Covas ainda não finalizou as mudanças que planejava fazer em seu secretariado. Novas trocas são esperadas para os próximos dias.

CARA NOVA 

Na mais relevante delas, promovida na semana passada, ele nomeou Edson Aparecido (PSDB-SP) para a Secretaria da Saúde no lugar de Wilson Pollara.

EM FOCO

O fotógrafo JR Duran entrevistou o colega German Lorca para a revista ]cultura[ de agosto por ocasião da exposição com a obra de Lorca que o Itaú Cultural abrirá no mesmo mês.

 

“Mosaico do Tempo — German Lorca, 70 Anos de Fotografia” terá desde a primeira foto profissional do artista até a mais recente —um retrato do pintor Fernando Lemos de 2017.

 

A curadoria é do crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior e a mostra teve consultoria de J.  Henrique Lorca, um dos filhos do homenageado.

SANTO PADRE 

Gerson Camarotti, da GloboNews, está lançando o livro “Para Onde Vai a Igreja”, sobre os cinco anos do Papa Francisco à frente da instituição. O jornalista, que entrevistou o sumo pontífice com exclusividade quando ele veio ao Brasil, conversou com os mais importantes cardeais brasileiros para escrever a obra.

REFORÇO 

A Pinacoteca incluirá, na exposição “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, que já passou pelos Estados Unidos e virá em agosto ao museu paulistano, quatro novos nomes de artistas brasileiras. 

 

Wilma Martins, Yolanda Freyre, Maria do Carmo Secco e Nelly Gutmacher se juntarão às mais de cem artistas mulheres de 15 países que já estão na mostra.

CONTROLE 

A Unibes Cultural promove, no dia 31 deste mês, o lançamento do Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência. A iniciativa, do Instituto Ethos, visa criar e aprimorar programas para aperfeiçoar políticas públicas que regulam o ambiente de negócios e relações público-privadas com a participação de líderes de empresas. 

MOTOQUEIRAS 

O encontro de motociclistas Brasília Capital Moto Week calcula que 50% das 650 mil pessoas que irão ao evento serão mulheres. Há cinco anos, segundo a organização, o público feminino representava 30%. O festival ocorre entre os dias 19 e 28 de julho, na Granja do Torto, na capital federal, e terá shows dos Titãs, Capital Inicial e Raimundos.

OITAVO MÊS

A peça “Agosto” estreou na quinta (12), no Sesc Consolação. O espetáculo tem direção de André Paes Leme e os atores Letícia Isnard, Lorena Comparato, Isaac Bernat, Guida Vianna e Alexandre Dantas no elenco.

CURTO-CIRCUITO

Acaba nesta segunda (16) a mostra “Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong”, no CCBB SP.

Começa nesta terça (17), no CPF do Sesc, um ciclo de palestras sobre Antonio Candido.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Source link

« Previous article De onde vêm os emojis?
Next article » Aprender e ensinar