Acordo entre Bolsonaro e Maia pode diminuir poder da PF na concessão de posse de armas

O acordo entre Rodrigo Maia (DEM-RJ) e a campanha de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) para mudar a lei do estatuto do desarmamento prevê que a Polícia Federal perderá o poder discricionário de conceder ou não a posse de arma a um cidadão brasileiro.

FORA  

Pela lei hoje em vigor, ainda que a pessoa cumpra os requisitos, a PF pode recusar o registro se considerar que o cidadão não precisa de uma arma de fato.

MEIO TERMO 

As demais regras de posse e porte de armamentos em regiões urbanas, se depender do grupo de Maia, não serão flexibilizadas. 

RANKING 

Hoje só membros das Forças Armadas, policiais, guardas, agentes penitenciários e seguranças privados podem carregar arma —ou aquelas que demonstrem que estão em atividade profissional de risco.

NO MÍNIMO 

Pelas conversas preliminares entre Maia e os apoiadores de Bolsonaro, a idade mínima para a posse de arma deve seguir a mesma: 25 anos.

NO CAMPO 

O impasse sobre o assunto gira em torno do porte em zonas rurais: os representantes do setor querem que as pessoas possam ter arma não apenas em suas casas, sede das fazendas, mas que possam circular com ela por toda a região em que têm propriedades.

TÁ CARO 

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP) julgou um número recorde de ações contra planos de saúde nos primeiros nove meses de 2018: 24.623, ou 130 decisões por dia útil.

 

Do total, 52% foram motivadas por negativas de coberturas e tratamentos e 28%, por reajustes de mensalidades.

RECORDE 

É o maior volume já registrado desde 2011, quando a Faculdade de Medicina da USP começou a coletar dados do setor. Naquele ano, 5.141 ações foram julgadas entre janeiro e setembro.

CURVA 

O número cresceu mesmo com a diminuição do número de clientes de planos de saúde em SP, que caiu de 18,6 milhões em 2014 para 17,2 milhões neste ano.

NOITE PREMIADA

A apresentadora Ana Paula Padrão e as empresárias Chieko Aoki e Sonia Hess foram à cerimônia da 23ª edição do Prêmio Claudia, na segunda (22), na Sala São Paulo. As cantoras Raquel Virgínia e Assucena Assucena passaram por lá.

ENTORNOU 

O agropecuarista Carlos Fávaro (PSD-MT), que ficou em terceiro lugar na disputa pelo Senado em Mato Grosso, pedirá à Justiça Eleitoral a impugnação do registro da candidatura de Selma Arruda (PSL-MT).

MORO 

Ex-juíza e conhecida como o “Moro” do estado, por ter mandado prender empresários e políticos, ela está sendo acusada de uso de caixa dois na campanha.

TOGA 

As supostas irregularidades foram documentadas em ação de cobrança ajuizada por Junior Brasa, que afirma ter prestado serviço de marketing à candidata. Ele anexou cheques e pagamentos feitos no período de pré-campanha, o que pode configurar gastos de de forma irregular. 

ME PAGA 

“Ela estava me devendo mais de R$ 1,5 milhão. Fiquei 25 dias negociando e cheguei a reduzir a dívida para R$ 360 mil”, diz ele.

ALÔ 

Questionada, Selma disse: “É a mesma coisa que vocês [jornalistas] acusaram o Bolsonaro, né? Pode colocar o que você quiser porque eu não vou nem ler”. 

VOO... 

Marcelo Falcão, ex-vocalista do grupo O Rappa, lança no dia 9 de novembro o single “Viver”, que estará em seu primeiro disco solo. 

... SOLITÁRIO 

A música é inspirada em um e-mail que seu pai, Ademir Custódio, enviou ao cantor. A faixa fala de desafios do dia a dia e de superação.

MICROFONE 

O festival pernambucano No Ar Coquetel Molotov realizará sua primeira edição em São Paulo, no dia 30 de novembro. No lineup estão apresentações das bandas Boogarins e Tuyo, além de show com as cantoras Karina Buhr, Alessandra Leão e Isaar.

PANORAMA ARTÍSTICO

O artista Ai Weiwei esteve na abertura para convidados da mostra “Raiz Weiwei”, na Oca, na sexta (19). O diretor da Pinacoteca Paulo Vicelli, o curador Marcello Dantas, o empresário Washington Cinel e a ex-presidente da Japan House Angela Hirata compareceram. 

CURTO-CIRCUITO

A Análise Editorial, que edita o Análise Advocacia 500, organiza debate sobre a qualidade do atendimento nos escritórios de advocacia. Na quarta (24), na Fenalaw, das 16h às 18h30.

Juliana Araripe lança o livro “Errando na Mosca”. Na quarta (24), às 19h, na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

O médico Elsimar Coutinho inaugura clínica em Moema.

A cantora Ná Ozzetti se apresenta com o grupo Os Amanticidas em show realizado na quarta (24), às 21h, no Bona.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source link

« Previous article IoT: Há uma petição que pede leis para aumentar segurança nos smart devices
Next article » OnePlus 6T pops up on Geekbench