A melhor costela no bafo do mundo

Adoro uma portinha. Assim como sou seduzido por lugares com epígrafes de “o melhor do mundo”, “o rei do virado”, esse tipo de coisa. Por isso não resisti ao chamado vindo do toldo cor de vinho da portinha na Amália de Noronha: “Nós temos a melhor costela no bafo do mundo”. Tive de conferir.

 

O lugar é do tipo ‘simprão’, como a gente gosta, e o atendimento, super gentil. Estava dando uma espiada quando o atendente saiu e me convidou para entrar –coisa que fiz assim que terminei outra pauta na vizinhança.

 

O salão, vazio, logo ficou apinhado de gente. O ambiente é simples mas ninguém ali parecia se incomodar com nada, além da comida. E o serviço é o mais rápido que já vi. Pedi um PF de costela bovina (R$ 22,98) e uma bebida. Quando me levantei para ir ao banheiro, cruzei com o meu prato no curto caminho até o fundo do salão. Um recorde!

 

Não dá para falar que a costela se desmancha ao toque do garfo –coisa que a gente adora ressaltar– porque ela já chega desfiada, servida em um potinho de pedra. Não tem gordura e nem osso: é magra mas macia e vem com um caldinho no fundo. O prato traz um arroz soltinho mas quase sem tempero, acompanhado por uma gostosa mandioca frita, além de feijão no potinho.

 

Tudo bastante trivial, mas que ganha um diferencial com a adição da pimenta da casa, condimentada, que faz par com a farinha de mandioca na mesa.

 

Não consegui comer tudo, e o simpático senhor acima logo veio perguntar se eu não tinha gostado. Era o Belchior, dono do Costela, e aproveitei para perguntar sobre a casa. Ele me contou que o preparo da carne consumia 15 horas e que ele também preparava costela suína, ossobuco e carne seca. O simpático garçom emendou:”Volte com os amigos para comer uma porção inteira, servida na panela de pedra”.

 

Acho que vou ter de voltar mesmo, porque na mesa à frente, três senhores se deliciavam com um papelão de carne fumegante que em nada lembrava o meu modesto potinho de carne. Cruel solidão.

 

Fachada do Costelas, meio escondido na ladeira da Amália de Noronha.

Costelasmapinha aqui
Rua Amália de Noronha, 343 – Pinheiros, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3085-9985

Source link

« Previous article 'Telenovela' do habeas corpus de Lula é 'rebuliço bizarro'
Next article » Recomeça operação para retirada de meninos de caverna da Tailândia