A história do barão que largou a vida na Suíça para fazer vinhos em Portugal

Com uma carreira de sucesso como gestor de grandes fortunas na Suíça, Nicholas von Bruemmer surpreendeu muita gente ao decidir se mudar com a família, no fim de 2016, para a pequena Colares, nos arredores de Lisboa.

O objetivo era claro: tocar o legado do avô, Bodo von Bruemmer, de quem herdou o título de barão e também a produção de vinho, considerada a mais Ocidental da Europa.

O avô de Nicholas, o barão von Bruemmer original, nasceu na antiga região da Prússia e também fez fortuna como banqueiro na Suíça. Em busca de mais qualidade de vida, no entanto, resolveu comprar uma propriedade próxima do mar em Portugal na década de 1960.

 

Foi só após mais de quatro décadas como proprietário da fazenda que ele decidiu, em 2006, começar a fazer seu próprio vinho.

“Meu avô tinha 96 anos quando decidiu, ao acordar de uma cirurgia, que iria começar a fazer vinhos. Nós não levamos muito a sério, mas em seis meses ele já estava começando a plantar as vinhas”, explica Nicholas.

Embora as primeiras garrafas não tenham sido um grande sucesso  no mercado, a insistência e o investimento do barão logo fizeram o negócio despontar.

A influência dos ventos do Atlântico, bem como o terreno argiloso e rico em granito, conferem um terroir especial para os vinhos.

Com a morte do avô aos 105 anos, em novembro de 2016, Nicholas resolveu assumir o negócio.

Mudou-se com a mulher e os dois filhos para a propriedade e passou, ele próprio, a mergulhar no universo da enologia.

“Até parei de fumar para perceber melhor os sabores”, conta.

Parte das vinhas do Casal Sta. Maria | Foto: Divulgação

Além de dar ênfase na produção de vinhos de qualidade, o novo barão von Bruemmer resolveu dar destaque ao enoturismo.

É possível visitar a propriedade – construída em 1740 e que resistiu ao grande terremoto de 1755, que destruiu Lisboa–, a plantação de uvas e ainda provar os vinhos.

Quem visita o espaço entre maio e novembro tem ainda um bônus: encontra as mais de 700 roseiras da quinta repletas de flores.

Um bate-volta a partir de Lisboa que vale muito a pena

Serviço

Casal Santa Maria
2705-177 Casas Novas
Colares – Sintra – Portugal
Tel: +351 21 929 211 7
www.casalstamaria.pt

Mais Ora Pois

 

Source link

« Previous article Em defesa de Fernandinho
Next article » Dono de sucessos, Walcyr Carrasco vai furar a fila de autores da Globo