A guru por trás de uma rede internacional de restaurantes veganos

Em apenas quatro anos, o restaurante vegano Loving Hut abriu mais de 140 filiais nos Estados Unidos, ustria, Alemanha, Austrlia e Amrica do Sul, fazendo da franquia a maior cadeia vegana do mundo.

Sua fundadora, conhecida como Ching Hai, tem mais de 500 mil seguidores que acreditam que ela converse diretamente com Deus e a chamam de Mestra Suprema.

Com milhares de vdeos no YouTube mostrando palestras espirituais desde os anos 90, Ching Hai prega no mundo todo para adeptos de uma filosofia baseada na meditao, algo que ela apelidou de Quan Yin.

Vestindo roupas coloridas e sentada em cenrios extravagantes acompanhada de um ou dois seguidores, Hai mescla cristianismo, budismo, judasmo, hindusmo e isl para instruir seus fiis em como eles podem alcanar nveis mais elevados de conscincia e tambm falar diretamente com Deus. Ela afirma ser a prxima "mestra", algo equiparvel a Jesus, Buda ou Maom.

Reproduo/Twitter Em canal televisivo, "Mestra Suprema" transmite mensagem de paz e amor

Nas palestras, ela tambm chama a ateno de seus adeptos para o fato de que eles no devem ter vergonha de ganhar dinheiro. "As pessoas faro voc se sentir culpado por ganhar dinheiro [...] Isso no da conta delas."

s vezes, ela tambm defende algo chamado respiratorianismo, que uma negao de comida e gua em favor do "sustento" espiritual. A prtica, por vezes associada a antigas religies, tem sido associada a inmeras mortes por desidratao e fome.

Mestra Suprema da TV

Nascida em 1950 em Hue Dang Trinh, no Vietn, Hai veio para a Alemanha no incio dos anos 1970, aps conhecer um cientista alemo, com quem se casou. Nas dcadas seguintes, ela fundou a Supreme Master Ching Hai International, que vende joias, roupas e livros escritos por Hai.

A empresa tambm produz contedo para a Supreme Master Television, normalmente exibida em grandes telas nas filiais do Loving Hut, onde Hai aparece em imagens retocadas com fundos brilhantes e reluzentes recitando aforismos sobre viagens no tempo e outras dimenses.

Hai, que tambm atende pelo nome Celestia De Lamour nos Estados Unidos, onde vive atualmente, tem sido descrita pela mdia como uma guru de dcadas e, segundo a Humanewatch.org, "inspira adorao febril como uma espcie de estrela e divindade do rock".

Prticas comerciais questionveis

Hai tambm teve problemas com as autoridades em diversas ocasies. Em 1996, 640 mil dlares que ela havia doado campanha presidencial de Bill Clinton foram devolvidos por serem de origem "suspeita". Alm disso, ela tem sido alvo das autoridades taiwanesas por transferir fundos para dentro e fora do pas ilegalmente.

Na China, um grupo de seguidores seus foi acusado de usar uma companhia de eletrnicos como fachada para recrutar membros da Quan Yin e organizar rituais de iniciao. De acordo com a cientista poltica Patricia Thorton, da Universidade de Oxford, a origem da vasta fortuna de Hai desconhecida.

No entanto, ao contrrio de prticas utilizadas em cultos mais conhecidos, Hai no parece estar instando seus seguidores a se isolarem de seus amigos e familiares, nem os importunando por seu dinheiro. De acordo com seu site, suas palestras, que so assistidas por centenas de devotos, so gratuitas.

A rede Loving Hut tem quatro filiais na Alemanha: duas em Hamburgo, uma em Hanover e uma em Lneburg. Os estabelecimentos recusaram o pedido de entrevista da DW. No Brasil, a rede tem um restaurante em So Paulo, na Vila Mariana.

Source link

« Previous article Novas diretrizes irão orientar colégios sobre limite de idade escolar
Next article » Sem acordo com emissoras, Italiano será transmitido apenas pela internet