A comemorar o aniversário de Bach, Google cria primeiro Doodle com Inteligência Artificial

A empresa americana celebra o aniversário do compositor Johan Sebastian Bach com um jogo musical que permite ao utilizador criar melodias.

A Google criou o seu primeiro Doodle com utilização de Inteligência Artificial. Por ocasião do 334º aniversário do compositor alemão Johan Sebastian Bach, a empresa americana lançou um jogo de harmonização musical com recurso à tecnologia de machine learning.

Os utilizadores poderão introduzir melodias que serão depois harmonizadas ao estilo de Bach. Através da Inteligência Artificial, a Google analisa as harmonias de mais de 300 composições do compositor alemão, replicando os seus padrões de modo a ajustá-los à melodia sugerida.

A versão final da melodia poderá depois ser partilhada pelo utilizador, através de um link, ou exportada para um ficheiro MIDI. O Doodle de homenagem a Bach vai estar disponível durante 48 horas, entre os dias 21 e 22 de março.

De acordo com o site Engadget, foi necessária a colaboração de três equipas da Google para desenvolver o projeto. À equipa do Doodle juntaram-se a do Google Magenta (que explora o papel do machine learning na criação de arte e música) e a do Google PAIR, que se dedica a pesquisas de Inteligência Artificial em interações humanas.

Os doodles são logótipos "personalizados", que celebram acontecimentos e aniversários em todo o mundo. O primeiro doodle foi criado em 1998, alusivo ao festival Burning Man, e foi criado por Larry Page e Sergey Brin, fundadores da empresa.

Source Link

« Previous article WhatsApp Business app finally comes to iOS
Next article » Eleição na Indonésia será o próximo teste do combate às fake news